O Pedacinho Educação Integral é uma proposta pedagógica progressista, construída em um ambiente de aprendizagem que proporciona a cooperação e colaboração da comunidade escolar, utilizando a ludicidade como instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem.
Filosofia e abordagem
Vivemos em um mundo onde a mudança e a adaptação se movem a taxas meteóricas. A educação deve ser igualmente adaptativa -ensinamos o que é e o que está por vir, sempre contextualizado com a história. Equilibrar uma abordagem acadêmica rigorosa com um poderoso senso de auto direção ao processo de aprendizagem são elementos-chave de uma educação do PEI. Nosso objetivo é ajudar as crianças a realizarem plenamente sua capacidade de pensar, aprender, brincar e criar, colocando em prática os pilares da educação da UNESCO.
Metodologia
Utilizando o Project Based Learning (PBL), que significa “aprendizagem baseada em projetos“, acreditamos na construção de conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação que responda a uma pergunta complexa, problema ou desafio. A partir dessa questão inicial, os alunos e as alunas se envolvem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou produto final.
Currículo do PEI
A inteligência tradicional, praticada por muito tempo nos diferentes modelos de ensino, prioriza a aplicação de conteúdos e avaliações, sem considerar os contextos de cada estudante. Assim, as inteligências múltiplas surgem em contraposição a essa ideia, proporcionando mais oportunidades aos estudantes de desenvolver seu potencial em sala de aula.
Alguns alunos, por exemplo, apresentam mais facilidade em conhecimentos lógicos ou que demandam grande capacidade de raciocínio lógico, enquanto outros colegas podem ter um melhor desenvolvimento musical e linguístico. Todas as inteligências devem ser valorizadas em sala de aula, sem que um estudante se sobressaia sobre o outro.
Assim, nosso currículo está estruturado de acordo com as normas da BNCC(Base Nacional Comum Curricular) e nas inteligências múltiplas apresentadas no esquema abaixo.